Conferência sobre Ensino em África: Angola oficializada como anfitriã da 12ª Conferência

Lubango – O presidente em exercício da Federação Africana de Autoridades Reguladoras do Ensino (AFTRA), Eddy Mubango, oficializou hoje, quarta-feira, no Lubango, província da Huíla, a escolha de Angola, para albergar a 12ª Conferência sobre o Ensino e Aprendizagem em África, em Maio próximo.

Eddy Mubango fez estas considerações, no final da segunda reunião preparatória do Conselho Executivo da Federação Africana de Autoridades Reguladoras do Ensino (AFTRA), que serviu de antecâmara para a realiza a 12.ª Conferência sobre Ensino e Aprendizagem em África.

Evento acontecerá em simultâneo com a 14ª Mesa Redonda da AFTRA, eventos que a cidade do Lubango, província da Huíla, no Sul de Angola, acolhe em Maio deste ano, enquadrada na promoção de uma Educação de qualidade, equitativa e inclusiva.

Em declarações à ANGOP, o também director-geral da AFTRA, realçou que o balanço do encontro preparatório é positivo, porquanto foram identificadas todas as condições para que essa cimeira seja realizada em Angola.

Lembrou que houve um primeiro encontro no país, em Setembro de 2024 e agora este segundo, onde se obteve um quadro positivo e conseguiu-se perceber que há compromisso das autoridades.

Segundo a fonte, para realizar uma reunião desta magnitude é necessário que haja um determinado orçamento e para isso foram lançadas as propostas, assegurando que faz parte da cultura da própria AFTRA assumir partes das despesas.

Salientou que a expectativa da AFTRA, para a realização desta Conferência em Angola é alta, até porque coincide com os 50 anos de Independência de Angola.

Referiu que esta Conferência é especialmente sobre o Ensino e Aprendizagem em África, pelo que o convite é extensivo aos professores de maneiras a que a classe possa partilhar os seus pontos de vista, as suas experiências e conhecimento a respeito das diferentes áreas do saber.

Durante dois dias, os participantes analisaram e corrigiram a acta da última reunião da directoria executiva, ocorrida nos dias 24 e 25 de Setembro de 2024, discussão dos relatórios, assim como análise e aprovação do orçamento da conferência e mesa redonda da AFTRA 2025.

A AFTRA é uma organização intergovernamental, constituída por ministros da educação e agências nacionais reguladoras do ensino e os membros do Estado da União Africana.

Angola é membro da Federação Africana de Autoridades Reguladoras do Ensino (AFTRA) há dez anos, uma organização fiscalizadora do ensino e valorização dos professores, composta por 25 países africanos e neste evento estiveram representados dez, designadamente a Nigéria, Zimbabwe, Zâmbia, Botsuana, Lesoto, África do Sul, Ghana, Namíbia, Serra Leoa e Angola.

ANGOP

Compartilhe:

CNJ disponibiliza 50 mil bolsas de estudo
Agro-negócio fortalece famílias e promove crescimento económico

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed