Lubango – Directores municipais da Cultura e responsáveis dos grupos carnavalescos dos 23 municípios da província da Huíla participaram, segunda-feira, no Lubango, de um seminário sobre técnicas de dança coreografada e desfile do carnaval.
O certame cultural sob a égide do Governo local, em parceria com a Cooperativa Cultural da Huíla, juntou 61 participantes e visa munir dos participantes de conteúdos para melhorarem a performance dos conjuntos em palco, bem como prepará-los para o desfile dos 50 anos da Independência Nacional (11 de Novembro).
Discursando na abertura da actividade, o director em exercício, do Gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos na Huíla, Yuri Monteiro, destacou a importância do seminário porquanto vai permitir maior organização e competição em acto a acontecer no acto provincial de 04 Março, nesta cidade.
Considerou que a melhoria dos grupos carnavalescos que pretendem fazer uma boa exibição no palco devem convencer os membros de júri, com uma efectiva coreografia, teatralização, a música comandante, alegoria, corte, indumentária, entre outros elementos essenciais para uma boa apresentação.
Apelou que as técnicas que estão a ser ministradas devem, igualmente, ser feitas com sincronia, além de que os grupos estejam a competir ao mesmo pé de igualdade no contexto da apresentação, sem esquecer o folclore de cada comunidade.
“Queremos que este ano haja um carnaval que evidencie a boa folia, criatividade, alegria e brincadeira que se pretende, para que se consiga exaltar os 50 anos da Dipanda, porque o Entrudo engrandece também o turismo”, disse.
ANGOP