Malanje – A província de Malanje registou neste sábado, 18, o primeiro caso suspeito de cólera, em um cidadão nacional de 38 anos de idade, proveniente do bairro Vidrul, município de Cacuaco, província de Luanda.
O anúncio foi feito pelo vice-governador de Malanje para o sector Político, Social e Económico, Franco Mufinda, referindo que após procurar pelos serviços de saúde, com sintoma aparente de febre tifóide, o cidadão em causa foi medicado e internado, tendo o seu quadro clínico agravado, apresentando dificuldades respiratórias.
Em função disso, foi submetido a um teste rápido, que permitiu a detecção do caso suspeito de cólera.
Precisou que, neste momento, as equipas de vigilância epidemiológica estão a trabalhar com vista a identificação de presumíveis contactos, tendo recordado que está já criado um centro de tratamento da cólera, localizado no bairro da Cahala.
O também coordenador-adjunto da Comissão Provincial de Prevenção à Cólera reforçou o apelo aos cidadãos, no sentido de levarem frequentemente as mãos com água e sabão, evitarem comer alimentos crus e devem consumi apenas água tratada.
Sublinhou que com a notificação deste caso suspeito, o grau de vigilância epidemiológica vai elevar-se cada vez mais, pelo que continuam a trabalhar com as equipas no terreno, igrejas, autoridades tradicionais e outros parceiros do Estado, na sensibilização da população, visando a prevenção da doença.
A cólera é uma doença bacteriana transmitida pela ingestão de água não tratada, alimentos contaminados, manipulação de alimentos com mãos sujas, entre outras formas.
O sintoma clássico é a grande quantidade de diarreia aquosa com duração de alguns dias. Podem também ocorrer vómitos e cãibras musculares.
ANGOP