Derrame de petróleo em Cabinda preocupa ambientalistas

Luanda, (Lusa) – Um derrame de petróleo na comuna de Malembo, província angolana de Cabinda, está a preocupar ambientalistas e organizações locais que exigem ações imediatas para mitigar os impactos sobre o ambiente.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis divulgou na quarta-feira um comunicado dando conta de relatos que apontam “para o surgimento de substância oleosa na bacia de Malembo”, tendo criado um grupo de trabalho para apurar as causas do incidente.

A Minuto Verde-Quercus Angola manifestou hoje a sua “profunda preocupação” com o derrame, que considerou “uma grave ameaça” ao meio ambiente e para as comunidades locais, apelando às autoridade angolanas e às empresas envolvidas no setor petrolífero que tomem medidas rápidas para mitigar os danos causados.

O Núcleo de Ativistas de Cabinda também denunciou a situação aos seus parceiros internacionais de defesa ambiental, pedindo auxílio “para todos os intervenientes”.

O deputado da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) Gervásio Zau denunciou também o incidente nas redes sociais, alertando para “a desgraça de Cabinda”, lamentando a falta de intervenção das autoridades locais. “Basta de exploração”, acrescentou.

A multinacional norte-americana Chevron, presente naquela província angolana há 70 anos, através da sua subsidiária Cabinda Gulf Oil Company Limited, explora recursos em duas concessões: o Bloco 0, na costa da província de Cabinda, e o Bloco 14 em águas profundas.

RCR // JMC

Lusa/Fim

Compartilhe:

Dia Nacional do Desporto assinala-se sob signo de integração
Exportação petrolífera rendeu a Angola 28,1 mil milhões de euros em 2024

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed