“Ainda Estou Aqui” é indicado a Oscar de melhor filme, Fernanda Torres concorre a melhor atriz

(Reuters) – “Ainda Estou Aqui”, filme que conta a história de Eunice Paiva, viúva do ex-deputado e engenheiro Rubens Paiva, morto pela ditadura militar, recebeu três indicações ao Oscar, entre elas a de melhor filme, anunciou a Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood nesta quinta-feira.

Protagonista do filme no papel de Eunice Paiva, Fernanda Torres foi indicada a melhor atriz. Ela já venceu o Globo de Ouro de melhor atriz de drama. O filme, dirigido por Walter Salles, também foi indicado a melhor filme internacional.

“Rolou melhor filme geral, falado em português, vocês não têm ideia do que é isso. O Walter merece muito isso, a família Paiva merece muito isso, a Eunice Paiva, não canso de dizer, ela que está movendo esse filme”, disse Fernanda Torres em entrevista à GloboNews.

O longa brasileiro disputará a principal categoria da maior premiação do cinema mundial com o thrilher musical, “Emilia Pérez” — recordista de indicações com 13 –, além de “Anora”, “O Brutalista”, “Um Completo Desconhecido”, “Conclave”, “Duna: Parte Dois”, “Nickel Boys”, “A Substância” e “Wicked”.

Essa é a primeira vez que uma obra brasileira concorre ao Oscar de melhor filme.

Já Fernanda Torres disputará a estatueta de melhor atriz com Cynthia Erivo, de “Wicked”; Karla Sofía Gascón, de “Emilia Pérez”; Mikey Madison, de “Anora”, e Demi Moore, de “A Substância”, que venceu o Globo Ouro de melhor atriz em musical e comédia.

“Eu estou muito feliz de isso ter acontecido comigo já perto de completar 60 anos, madura, porque tem que ter muita maturidade, porque é uma maratona”, disse a atriz.

Ela contou que não assistiu à transmissão que anunciou os indicadores, e que foram o marido e o filho que correram para lhe contar.

“Acordei com aquela angústia, porque eram duas alternativas: não ser indicada e ficar ‘será que vai ficar aquele sentimento de morreu na praia?’, porque as pessoas estão tão motivadas no Brasil, queria dar essa alegria”, disse Fernanda Torres.

“E a outra era o medo de ser nomeada e ver o trabalho que vem pela frente, 8 de fevereiro tenho que estar em Los Angeles de novo”, acrescentou.

Na categoria de melhor filme internacional, “Ainda Estou Aqui” concorrerá com o francês “Emilia Pérez”, o dinamarquês “A Garota da Agulha”, o alemão “A Semente do Fruto Sagrado”, e “Flow”, da Letônia.

Mãe de Fernanda Torres, a também atriz Fernanda Montenegro, que foi indicada ao Oscar de melhor atriz em 1999 por “Central do Brasil” — também de Walter Salles — e que aparece no final de “Ainda Estou Aqui” interpretando uma Eunice Paiva já idosa, disse que ela e o marido Fernando Torres, já falecido, estão “em estado de Aleluia” pela indicação.

“Eu, Fernanda Montenegro, e Fernando Torres — onde quer que ele esteja — estamos felizes e realizados, em estado de Aleluia pelas indicações de Fernanda Torres e Walter Salles ao importante prêmio do Oscar”, escreveu.

“Um ganho cultural para o Brasil. Meu coração de mãe em estado de graça.”

O ator Selton Mello, que interpreta Rubens Paiva, publicou em sua conta no Instagram uma foto ao lado de Fernanda Torres e Walter Salles e comemorou a indicação.

“Fizemos um filme, ele nasceu vitorioso por motivos variados: por lembrar o que jamais pode ser esquecido, por comover com uma beleza austera, por encher as salas de cinema de novo, por levar nossa sensibilidade para o mundo, por recuperar nossa autoestima cultural, por abrir tantas portas para outros que virão, por restaurar o amor pelo cinema brasileiro, por ter criado algo emocionalmente poderoso, por alcançar o raro equilíbrio entre estética e ética, por ser sublime em sua justa simplicidade. Muitas camadas”, escreveu.

“Nosso país precisava desse filme, o mundo todo precisava desse filme… Três indicações ao Oscar. Com a de melhor filme nós entramos para a História, para sempre. Ainda estamos aqui: Eunice, Rubens, nós e vocês”, acrescentou.

Na mesma rede social, Fernanda Torres publicou um story com a tela do anúncio dos indicados a Melhor Filme e uma bandeira do Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também celebrou as três indicações de “Ainda Estou Aqui”.

“A turma de ‘Ainda Estou Aqui’ já pode pedir música. Três indicações ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz e, olha, Melhor Filme. Quanto orgulho! Beijo para Fernanda Torres e Walter Sales”, escreveu Lula na rede social X.

(Por Eduardo Simões e Fernando Cardoso, em São Paulo)

Por Eduardo Simões e Fernando Cardoso

Reuters

Compartilhe:

Novos grandes incêndios na região de Los Angeles devem ser agravados por ventos
Fabriquem produtos nos EUA ou enfrentem tarifas, diz Trump a empresas globais

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed