Vinte torres de alta tensão vandalizadas na linha Moçâmedes

Moçâmedes – Vinte torres de alta tensão na linha entre Moçâmedes e Huíla, foram vandalizadas, no último fim de semana, comprometendo o fornecimento de energia eléctrica a província do Namibe.

Os técnicos da ENDE, já trabalham no local para a reposição dos equipamentos das torres de alta tensão vandalizadas e garantem que dentro de 15 dias a situação estará resolvida.

Em declarações à imprensa, o director técnico da Direcção de Exploração e Manutenção de Alta e Média Tensão da Região Sul da ENDE, Adriano Sebastião avançou que as equipas trabalha, desde sábado, na reposição dos materiais vandalizados na Linha de 60 Kv do sistema interligado Huíla/Namibe.

Disse que foram danificadas cerca de 150 cantoneiras, cabos, bem como bases de betão dos materiais de sustentabilidade das torres.

“Se não fosse a pronta intervenção dos bravos guerreiros da ENDE, através dos trabalhos de manutenção preventiva na Linha de Alta Tensão, os danos seriam piores e como consequência resultaria interrupção geral no fornecimento de energia eléctrica na Terra da Felicidade, sublinhou.

“Aqui no terreno contamos com quatro técnicos vindos da Huíla e três do Namibe, os trabalhos de reparação das 15 torres em estado crítico conta com uma previsão de 15 dias, atendendo as dificuldades no local por ser um terreno entre as rochas” disse o Director para Região Sul da ENDE, Eng°. Adriano Sebastião.

A polícia está a trabalhar na investigação dos prevaricadores, para serem detidos e entregues ao Ministério Público e a devida responsabilização criminal por vandalização de bens públicos e furtos.

De salientar que, situação do género aconteceu em 2020 no mesmo local causando a queda de seis (6) Torres de Alta Tensão.

ANGOP

Compartilhe:

Luanda e o contexto político-social a 4 de Fevereiro de 1961
Angola participa da abertura do Ano Judicial 2025

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed