Caxito – O Terminal Oceânico da Barra do Dande (TOBD) é um importantíssimo empreendimento que terá um forte impacto na economia nacional pelas múltiplas valências multiplicadoras que vai agregar a curto, médio e longo prazo.
Segundo a governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, que falava na inauguração do TOBD, o empreendimento vai contribuir significativamente para o desenvolvimento da região.
Ao intervir na cerimónia de inauguração do TOBD, a governadora ressaltou que nesta região, onde se encontra a Zona Franca de Desenvolvimento da Barra do Dande, já existem empresas de grande vulto em pleno funcionamento e outras em fase de arranque.
Citou como exemplo a fábrica de azulejos, mosaico e papel, indústrias de silício de quartzo, de alumínio e de material de plástico e hospitalar descartável, bem como o projecto Dubai Investments Park Angola.
“Como se pode observar, teremos um dos pólos de desenvolvimento mais importante do país.
Maria Nelumba pediu a construção de um instituto médio técnico-industrial nesta região para que os jovens locais e do resto do país sejam capacitados para ocupar as vagas existentes nestas indústrias, contribuindo efectivamente para a redução do desemprego no seio da população local.
Com capacidade para 580 mil metros cúbicos de gasolina, gasóleo e LPG (gás natural), o TOBD é uma obra estruturante para o sector petrolífero nacional com relevância estratégica para o país, dado o seu papel no reforço da segurança energética nacional.
ANGOP