Luanda – Dois mil milhões de libras (1 libra vale mil 128 Kz) estão a ser financiados pelo Governo britânico em infra-estruturas para o desenvolvimento sustentável de Angola, deu a conhecer esta terça-feira, em Luanda, o presidente do Conselho de Administração da Agência de Crédito à Exportação do Reino Unido, Tim Reid.
Os projectos no país, de acordo com o gestor britânico, em declarações à imprensa, depois de ser recebido pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, estão ligados aos sectores da saúde, energia, aeroportos e outros com grande impacto na economia angolana.
“Trata-se da minha primeira visita a Angola, e durante este encontro com o Presidente falámos sobre aquilo que nós somos capazes de fazer como Agência de Crédito à Exportação do Reino Unido”, informou na ocasião Tim Reid, na capital do país desde segunda-feira (10) para uma visita de trabalho de três dias.
Explicou que a agência, conhecida em inglês como “UKEF”, é uma entidade do Governo do Reino Unido que trata de questões de crédito e está apoiar o desenvolvimento sustentável de Angola em termos de infra-estruturas.
Sublinhou que o Governo britânico, no continente africano, concentrou grandes interesses em Angola, no quadro da sua parceria.
Por outro lado, disse que tem agendada uma visita ao Hospital Materno-Infantil Azancot de Menezes, onde o apoio desta instituição está a proporcionar cuidados médicos avançados para mães e recém-nascidos, com ênfase no impacto positivo para a comunidade local.
Tim Reid vai também visitar a província de Benguela, onde irá reunir-se com responsáveis da empresa britânica, Innovo, e da angolana, Carrinho.
Os esforços da UKEF em Benguela centram-se na gestão de riscos de inundações, na melhoria da segurança contra as cheias na linha costeira, promovendo resiliência comunitária.
Angola beneficiou do maior nível de apoio contínuo da UKEF em toda a África Subsariana, sendo uma instituição que colabora com o Departamento para Negócios e Comércio daquele país europeu.
Fundada em 1919, promove a prosperidade através de financiamento e seguros para exportações do Reino Unido.
Trabalha com mais de 100 seguradoras e credores privados, e apoia compradores soberanos e grandes empresas internacionais com financiamento, empréstimos e seguros para concretizar projectos.
Já apoiou projectos em mais de 200 países, sendo a parceria com Angola uma parte importante das suas actividades globais.
A Agência de Crédito à Exportação pretende apoiar mais infra-estruturas em Angola, uma grande oportunidade para o desenvolvimento crescente da parceria económica entre os dois países.
ANGOP