Cabinda – O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, procedeu, esta sexta-feira, ao lançamento do projecto Conecta Angola nos municípios de Tando-Zinze e Miconje, na província de Cabinda.
Conecta Angola trata-se de um sistema de telecomunicação via satélite, que oferece várias vantagens de serviços de voz e internet em locais remotos.
Na sua intervenção, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, disse que o acto representa um marco importante para as populações que passaram a beneficiar, gratuitamente, do serviço de internet.
Garantiu que continua a ser responsabilidades do ministério trabalhar para a expandir a digitalização e modernização do serviço de telecomunicações no país, com objectivo único de servir os cidadãos, reduzir a exclusão digital e promover o desenvolvimento.
Na sua opinião, o facto de a região ostentar de potencial agrícola, os serviços que Conecta Angola disponibiliza, sobretudo o acesso rápido e grátis à internet, servirão importantes ferramentas para melhoria da qualidade de trabalho.
Assegurou que o projecto de âmbito social, fruto da capacidade espacial do satélite ANGOSAT-2, a sua zona de cobertura permite alcançar as regiões mais recônditas do país, que não possuíam qualquer rede de comunicação.
Por sua vez, a governadora de Cabinda, Suzana de Abreu, considerou o projecto uma mais-valia, por fechar as lacunas que existem na comunicação, sobretudo nas zonas mais recônditas da província.
O município de Tando Zinze conta com 62 aldeias, reagrupadas em 11 sobados, seis regedorias e uma população estimada em 28 mil 218 habitantes, com uma extensão de mil 285 quilómetros quadrados.
Já o município do Miconje comporta de 41 aldeias, nove sobados, três regedorias e tem mais de 20 mil habitantes.
De referir que, ainda hoje, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, procedeu, em Cabinda, a apresentação do ANGOTIC 2025.
ANGOP