Uíge – O projecto “Pequenos cientistas”, que visa formar crianças nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação, Electrónica, Programação, Redes e outros cursos ligados à Inteligência Artificial (IA), foi lançado, este sábado, no Centro Tecnológico do Uíge.
Da iniciativa do Centro Tecnológico do Uíge, em colaboração com o Gabinete Provincial da Educação, o projecto prevê formar, durante três anos, 75 crianças dos sete aos 12 anos.
Sob o lema “conectando o futuro com a inovação, para transformar”, o projecto, segundo o director do Centro tecnológico do Uíge, Virgílio Cordeiro João, que falava no acto de lançamento, comporta três fases.
Explicou que a primeira, que terá a duração de 12 meses, arranca segunda-feira, 17, prevendo a formação de informática básica e avançada, assim como a aprendizagem da língua Inglesa e outros cursos avançados noutras fases.
“A intenção é contribuir para o desenvolvimento do país, fazendo recurso às novas tecnologias de informação e comunicação”, justificou o mentor do projecto.
Por sua vez, a directora do Gabinete Provincial da Educação do Uíge, Passi Mafuta Nova, referiu que o projecto se reveste de significativa importância e visa despertar o gosto dos pequenos pela aprendizagem, incentivar o questionamento e o pensamento crítico.
Acrescentou ainda que a iniciativa visa desenvolver as habilidades e confiança nas tentativas e experimentos, elevar os seus conhecimentos, despertar o espírito investigativo à reflexão, à curiosidade, assim como doptar as crianças de ferramentas e a inserção no mundo das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Explicou que o projecto está aberto para receber contribuições de todos, a fim de promover o sucesso na sua materialização, bem como atingir os objectivos que se pretende com as crianças da região.
Por essa razão, apelou aos pais e encarregados de educação a acompanharem os pequenos nesta missão formativa nas áreas das TIC’s, para que no futuro contribuam para o desenvolvimento do país e do mundo.
ANGOP