Quipungo – Pelo menos 300 mil dólares foram doados pelo do Governo do Japão, investidos na aquisição de bombas de água, acessórios, reservatórios e capacitação para manusear os equipamentos, a fim de fortalecer o acesso ao líquido pelas populações de zonas mais rurais dos municípios da Huíla.
Trata-se do Projecto de Apoio Urgente de Fornecimento de Bombas de Água, que surge como resposta de emergência à seca e necessidade de acesso à água na província da Huíla, implementado pelo Escritório da Nações Unidas para os Serviços de Projectos (UNOPS), uma doação do Japão ao Governo de Angola.
Ao falar do assunto, nesta quinta-feira, após a entrega de cinco bombas, que vão funcionar por intermédio de painéis solares, a gestora de projecto do UNOPS, Carolina Costa, ressaltou que parte da iniciativa contém sessões de capacitação técnica para montagem e manutenção das mesmas e de reservatórios de água também.
Ressaltou que projecto começou em Abril de 2024 com visitas aos municípios da Huíla para fazer uma análise dos furos de água que precisavam ser reabilitados, furos de água existentes que precisam de equipamentos para voltar a funcionar.
“Com isso fizemos uma lista de prioridades e com o número de equipamentos que conseguimos fornecer com a ajuda do Japão, o doador do projecto, tivemos como prioridade 43 bombas que estamos a entregar, assim como 15 reservatórios de água metálicos e fizemos as sessões de capacitação técnica para os mesmos”, manifestou.
Destacou ser um projecto que vai fortalecer o acesso à água potável de populações de zonas mais rurais dos municípios, onde foram investidos 300 mil dólares na aquisição de bombas, acessórios, reservatórios e sessões de capacitação.
A acção, segundo a activista, vai chegar aos 23 municípios da Huíla, estando já contemplados 14.
ANGOP