Ondjiva – Quatrocentos e 70 comerciantes e clientes do mercado informal da Alemanha, na província do Cunene, foram este domingo, sensibilizados sobre as melhores práticas do saneamento básico, no quadro da prevenção de doenças.
A acção teve como objectivo, promover junto dos utentes a adopção de boas práticas de higiene, tais como a defecação em locais fixos, tratamento da água para o consumo, maneio dos resíduos, lavagens das mãos, entre outras.
De acordo com director do gabinete do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários do Cunene, Tchingungo Contreiras, a campanha foi dirigida aos utentes sobre a importância do saneamento básico e as boas práticas de higiene, visando prevenir doenças como a cólera.
Explicou que a consciencialização de vendedores sobre as boas práticas de higiene é fundamental para a saúde pública, pois evita a contaminação de alimentos e a propagação de doenças, assim como na salvaguarda da preservação e conservação ambiental.
Por seu turno, a representante da administração do mercado da Alemanha, Dulcínia Hasondili, agradeceu o gesto afirmando ser fundamental a educação das vendedoras de modo a manter o espaço limpo.
Desde o início do surto da cólera, foram reportado no país quatro mil 809 casos da doença com 174 óbitos nas províncias de Luanda, Icolo e Bengo , Bengo, Malanje, Zaire, Huambo, Huila, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Cabinda e Cunene.
A cólera é uma infecção do intestino delgado, causado por bactérias “vibrio cholerae”, cujo sintoma principal é a diarreia aquosa, vómitos e cãibras musculares.
ANGOP