Chipindo – Com 63 agricultores filiados, a cooperativa “Kwatisa”, que explora terras na aldeia de Cahala, município de Chipindo, na Huíla, começou, esta segunda-feira, a ensaiar, pela primeira vez, a produção de trigo, em três hectares, com auxílio do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura (FAO).
Antes da implementação com os agricultores de Chipindo, o cultivo do trigo na Huíla foi relançado no município do Cuvango, em 2023, através de uma iniciativa privada apoiada pelo Ministério da Agricultura e Florestas, com a produção de sementes, numa primeira fase em 5º hectares da fazenda Agrikuvango, num município que nos anos 1970 e 1980 a produção chegou a 12 mil toneladas, mais precisamente na Missão Católica da Catala, no Galangue e em Liapeca.
No vizinho Chipindo, trata-se de uma fase experimental, que tem o acompanhamento de técnicos da Agricultura, que ajudaram no auxílio técnico de preparação da área, assim como no ensinamento de novas formas de sementeira do cereal.
Falando no acto de lançamento, engenheiro agrário e técnico da FAO, Adolfo dos Santos, sublinhou que a cultura do cereal requer a preparação cuidada do solo, de modos que a semente germine com facilidade, obedecendo os procedimentos e adaptações climáticas.
Em função disso, disse o oficial dessa agência da ONU, no local foi deixada toda orientação prática e esclarecimentos às associações e cooperativas que testemunharam o acto.
Já o director municipal da agricultura, Adriano Brás, assinalou que o lançamento consta do plano de ajuda e acompanhamento aos produtores agrícolas.
Disse ser uma acção que vai ajudar a diversificar a produção, hoje limitada aos tradicionais produtos como o milho, feijão e tubérculos, pelo que o ensaio de novas culturas pode agregar valor à agricultura e incrementar a renda das famílias que vivem do campo.
Situado a 456 quilómetros a Norte do Lubango, o Chipindo tem uma população estimada em quase cem mil habitantes, espalhados por três mil 896 km². É limitado a norte pelos municípios da Caála e de Chicala-Choloanga (Huambo), a Leste por do Cuvango, a Sul pela Jamba Mineira e a Oeste pelos de Chicomba e Caconda.
ANGOP