Luanda – Após o triunfo de 2-1 sobre o Zimbabwe na primeira-mão, Angola decide quarta-feira, em Pretória (África do Sul), passagem à outra fase das eliminatórias de acesso ao CAN`2026.
A disputar-se mais um jogo do CAN’2026 no estádio Lucas Masterpieces Moripe, angolanas e zimbabweanas defrontam-se às 14 horas, em jogo da segunda-mão de acesso ao evento africano dentro de um ano, no Reino de Marrocos.
A primeira mão foi disputada no estádio 22 de Junho, em Luanda, com dois golos da jogadora Ary (1´e 74´), enquanto pelo Zimbabwe marcou Ruvimbo, aos 16´.
Angola, que hoje realiza o treino de adaptação ao relvado do palco do desafio, precisa apenas de um empate para garantir presença na última eliminatória diante do Malawi.
A equipa nacional procura garantir a terceira presença numa prova do género, depois de ter estado nas edições de 1995 e 2002, ambas decorridas na Nigéria.
As angolanas foram incapazes de se qualificar em duas ocasiões para esta competição africana, sendo que na primeira tentativa foram afastadas pelo Botswana, com derrotas de 0-2 e 1-5 para a edição de 2022, decorrida também em Marrocos.
Em 2024, igualmente para o CAN de Marrocos, foram eliminadas pela Zâmbia, que venceu duplamente por 0-6 e 0-6.
Eis as eleitas do técnico Maninho Loide:
Guarda-redes: Maria Muecalia (Petro de Luanda) e Sandrinha António (1.º de Agosto).
Defesas: Cátia Alves, Helena Malungo, Manuela Simão (Petro de Luanda), Henriqueta Luanda, Margarete Salvador e Matondo Matuvova (1.º de Agosto).
Médias: Ana da Costa, Edmara José (1.º de Agosto), Ivone Gonga (Malanje Sport Clube), Nety Mamadu, Teresa Evaristo, Rufina Pedro (Petro de Luanda), Sara Luvunga (TP Mazembe) e Paulina Nsumbo (Nacional de Benguela).
Avançadas: Arminda Lopes (4 de Junho do Huambo), Cândida Gunza, Cristina Makua, Ruth Lopes, Zeferina Caupe (1.º de Agosto), Maria Vieira (Carmona do Uíge) e Domingas Luís (Petro de Luanda).
ANGOP