Chibia – Dois cidadãos nacionais, de 35 e 41 anos de idade, de um grupo de 12 que se dedica ao roubo de gado bovino, com recurso à arma de fogo em diversos municípios da província da Huíla, foram detidos no sábado, no município da Chibia.
Os suspeitos de roubo de gado bovino, implicados na prática dos crimes de roubo qualificado, fabrico, tráfico, detecção e alteração de munições e armas proibidas, bem como de associação criminosa, foram detidos através da secção municipal de Investigação de Ilícitos Penais da Chibia.
A informação foi avançada à ANGOP pelo chefe do DIIP municipal da Chibia, subinspector Lucas João, ressaltando que os cidadãos em causa foram detidos no bairro Nolata, junto a escola Angola e Cuba, sob mandados de detenção, no quadro do processo 14/PGR-2025.
A fonte afirmou que o grupo denominado por “Tchicula”, que significa “o sino”, na língua nyaneka, dedica-se ao roubo de gado há, pelo menos, 10 anos, nos municípios da Chibia, Humpata e Lubango, sendo que quatro integrantes já estão detidos há duas semanas na Comarca do Lubango.
Lucas João explicou que os mesmos identificavam os currais no período diurno e no nocturno consumavam a acção sem deixar vestígios, graças a um suporte, de um suposto curandeiro, que com rituais os “protegem das autoridades e das vítimas”.
Fez saber que em posse dos mesmos, no acto da sua detenção não foi encontrada qualquer cabeça de gado, mas de Setembro a Dezembro de 2024 foram recuperadas 40 na Chibia, assim como aprendidas sete armas de fogo do tipo AKM usadas nos crimes.
Ressaltou que os restantes seis já estão identificados e o trabalho continua para a detenção dos mesmos.
ANGOP