Mbanza Kongo – O Governo do Zaire está a trabalhar com o Ministério da Cultura para a inscrição das Grutas de Nza-Evua, localizadas no município de Mbanza Kongo, na lista de património internacional.
A informação sobre a inscrição das Grutas de Nza-Evua como património internacional foi avançada esta quinta-feira, em Mbanza Kongo, pela directora do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Nzuzi Makiese, quando intervinha no acto antecipado alusivo ao 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios Históricos, a assinalar-se sexta-feira, 18.
“Estamos a trabalhar com o ministério de tutela no sentido de haver mais classificações a categorias nacional e internacional de património cultural e natural. As Grutas de Nza-Evua classificadas como património nacional, por exemplo, pela sua rica beleza arquitectónica e histórica está na lista indicativa para sua inscrição de património internacional”, assinalou.
Informou que a nível da província do Zaire são inventariados 57 monumentos e sítios históricos, dos quais 21 classificados como património nacional histórico, cultural e natural.
Acrescentou que a nível internacional, o Zaire dispõe de 16 atributos ou elementos classificados como património histórico-cultural mundial.
Nzuzi Makiese pediu às autoridades tradicionais, em particular, e à população, em geral, para continuar a conservar e preservar os bens históricos e culturas da região, por constituírem a riqueza e identidade cultural de um povo.
Uma palestra subordinada ao tema “Importância da preservação e conservação dos monumentos e sítios históricos”, marcou o ponto mais alto da efeméride a nível desta cidade de Mbanza Kongo, elevada a Património Mundial da Humanidade, em 2017.
Bastante concorrida, a palestra congregou membros do governo local, autoridades tradicionais, académicos, entidades religiosas e populares.
ANGOP