WASHINGTON (Reuters) – O ministro das Finanças do Japão, Katsunobu Kato, pediu a seus pares do G20 na quarta-feira que cooperem para estabilizar os mercados, alertando que as tarifas dos Estados Unidos e as medidas retaliatórias tomadas por alguns países estão prejudicando o crescimento e desestabilizando os mercados.
Kato, além de pedir ao G20 estabilização do mercado, disse também que terá discussões bilaterais com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, nesta quinta-feira, embora não tenha comentado sobre o que o Japão espera discutir na reunião.
“Problemas geopolíticos, como a invasão da Ucrânia pela Rússia, bem como as medidas tarifárias dos EUA e as contramedidas tomadas por alguns países, têm aumentado a incerteza, desestabilizado os mercados, incluindo as taxas de câmbio, e prejudicado o crescimento”, disse Kato.
“O G20 deve monitorar cuidadosamente os acontecimentos, trocar informações e coordenar respostas ágeis para manter a estabilidade econômica e do mercado”, disse Kato em uma coletiva de imprensa após participar das reuniões dos líderes de finanças do G7 e do G20 em Washington.
Kato disse que também levantou a questão do excesso de capacidade de produção da China em sua reunião com os pares do G7 e pediu ao grupo que, em conjunto, insista para que a China para resolva “desequilíbrios internos” e ajude a economia global a alcançar um crescimento mais equilibrado.
Os ministros das Finanças e os presidentes dos bancos centrais dos países do G7 e do G20 estão se reunindo em Washington à margem das reuniões anuais de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.
Por Leika Kihara
Reuters