Coreia do Norte confirma envio de soldados para Rússia

SEUL (Reuters) – A Coreia do Norte confirmou pela primeira vez, nesta segunda-feira, que enviou soldados para lutar pela Rússia na guerra na Ucrânia sob ordens do líder Kim Jong Un e que ajudou a recuperar o controle de território russo ocupado pela Ucrânia.

O envio sem precedentes de milhares de soldados pela Coreia do Norte, bem como grandes quantidades de munição de artilharia e mísseis, deu à Rússia uma vantagem crucial no campo de batalha na região de Kursk e aproximou os dois países isolados econômica e politicamente.

O final vitorioso da batalha para libertar Kursk demonstrou o “mais alto nível estratégico da firme amizade militante” entre a Coreia do Norte e a Rússia, disse a agência de notícias estatal KCNA, citando o partido governante norte-coreano.

A Rússia reconheceu o destacamento norte-coreano pela primeira vez no fim de semana e afirmou que as forças ucranianas haviam sido expulsas do último vilarejo russo que estavam controlando. Kiev negou a alegação e disse que suas tropas ainda estavam operando em algumas partes do território russo.

Nesta segunda-feira, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou sua gratidão pessoal à Coreia do Norte e a Kim.

“Sempre honraremos os heróis coreanos que deram suas vidas pela Rússia, por nossa liberdade comum, em igualdade de condições com seus irmãos de armas russos”, declarou Putin em um comunicado divulgado pelo Kremlin.

A Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte disse que Kim tomou a decisão de enviar tropas de acordo com o tratado de parceria estratégica abrangente que ele assinou com Putin no ano passado.

(Reportagem de Jack Kim, Hyunsu Yim, Ju-min Park, Joyce Lee e Josh Smith em Seul)

Por Jack Kim

Reuters

Compartilhe:

Um dos primeiros acordos comerciais dos EUA será com a Índia
Putin declarou cessar-fogo de 3 dias em maio para marcar 80 anos da vitória na 2ª Guerra Mundial

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed