Mavinga – Vinte milhões de dólares serão investidos, a partir do segundo semestre deste ano, na produção de arroz em grande escala, no município do Cuito Cuanavale, província do Cuando, pela empresa chinesa Ancon- Construtora LDA.
A informação sobre o investimento da empresa chinesa foi avançada, neste domingo, pelo presidente do Conselho de Administração da referida empresa, Liu Quong, no final de uma audiência concedida pelo governador da província do Cuando, Lúcio Gonçalves Amaral.
O empresário chinês realçou que este investimento privado será concretizado o mais rápido possível, tendo em conta as potencialidades que o Cuando tem, desde as terras propícias e água em abundância, para a produção do arroz em grande escala.
Liu Quong garantiu trazer da China alta tecnologia do cultivo do arroz, assim como pesticidas, sementes melhoradas e engenheiros qualificados, para se poder produzir um arroz com a qualidade aceitável.
“Primeiramente a produção será para alimentar a população do Cuando e o excedente exportar para outras províncias”, indicou o empresário, adiantando que já estão disponíveis, numa primeira fase, mil hectares de terras para a implementação do projecto do sector agro-industrial.
Numa primeira fase, o projecto vai garantir 600 postos de empregos directos a jovens locais.
Adiantou que em breve vão começar com a construção das infra-estruturas, como estradas, sistemas de irrigação, de secagem, colocação de máquinas de produção, silos para armazenamento do arroz, entre outros equipamentos.
A empresa Ancon – Construtora está em Angola desde 2006.
O Cuando, com nove municípios, surgiu da nova Divisão Político – Administrativa.
ANGOP