Traficantes investigados no Brasil por levar droga à Europa e África

São Paulo, (Lusa) – A Polícia Federal brasileira realizou hoje uma operação contra uma organização criminosa de traficantes dedicada ao tráfico internacional de drogas para os continentes europeu e africano, que usava satélites e embarcações capazes de atravessar o oceano, como barcos e veleiros.

Num comunicado, a autoridade policial brasileira informou que mais de 300 agentes da Polícia Federal e 50 polícias militares de São Paulo cumpriram quatro mandados de prisão preventiva, 31 mandados de prisão temporária e 62 mandados de busca e apreensão nos estados brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Pará e Santa Catarina durante as investigações sobre os traficantes.

Além das detenções e buscas, a Justiça local também determinou o bloqueio e apreensão de bens dos suspeitos até ao valor de 1,3 mil milhões de reais (202 milhões de euros na cotação atual).

Segundo o jornal brasileiro G1, também ocorreram prisões simultâneas nos Estados Unidos, Itália e Paraguai.

A investigação deste caso começou em 2023, a partir de uma comunicação do Drug Enforcement Agency (DEA) da Marinha dos Estados Unidos, sobre uma apreensão de três toneladas de cocaína dentro um veleiro brasileiro em alto mar próximo do continente africano.

A polícia relatou que outros carregamentos foram intercetados em águas internacionais pela Guarda Civil Espanhola e pela Marinha Francesa.

De acordo com as autoridades brasileiras, os investigados poderão responder, conforme as suas condutas, pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e integração de organização criminosa.

CYR // MLL

Lusa/Fim

Compartilhe:

ONG angolana pede responsabilização da polícia por atuação abusiva na marcha de estudantes
Coligação de filantropos cria fundo para a saúde materna e neonatal em África

Destaques

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed