Preço da água aumenta em 30% e eletricidade em 11,5% em Angola

Luanda, (Lusa) – O preço da água e da eletricidade em Angola vão aumentar 30% e 11,5%, respetivamente, segundo a nova tabela aprovada pelo Instituto Regulador dos Serviços de Água e Eletricidade (IRSEA), que entra em vigor no próximo mês.

O IRSEA salienta no comunicado que a atualização das tarifas no preço da água e eletricidade será gradual e visa cobrir o aumento dos custos de produção e distribuição, modernizar e expandir as redes nas zonas urbanas e rurais e evitar a degradação do serviços.

A eletricidade vai sofrer um ajuste inicial de 11,5%, tendo como base uma tarifa média de 12,8 kwanzas/KWh (cerca de 0,013 cêntimos).

Segundo as estimativas do IRSEA uma família na categoria Doméstica Social I (que beneficiam de desconto na fatura) com potência contratada de 1,3 KVA que pagava em média 291,88 kwanzas) passará a pagar 379,68 kwanzas (passam de 28 para 38 cêntimos).

Na categoria Doméstica Monofásica, uma família com potência contratada de 6,6 KVA que pagava 9.120,22 kwanzas passará a pagar 13.516,16 kwanzas (o preço sobe de nove para 13 euros)

Quanto à agua , a tarifa terá um ajuste inicial de 30% (tendo em conta uma tarifa média de 780 kwanzas ou 78 cêntimos/m3), com um reajuste faseado, “mantendo a subvenção aos produtos químicos essenciais para o tratamento”.

O IRSEA destaca a nova estrutura tarifária ”escalonada e baseada no consumo”, sendo a tarifa social mantida para proteger as famílias de menores rendimentos.

As famílias com tarifa social com um consumo de zero a cinco m3 que pagavam em média 200 kwanzas (20 cêntimos) passam a pagar 260 kwanzas (26 cêntimos) enquanto no escalão 2 com consumo igual ou superior a 10 m3 a despesa sobe de 260 kwanzas para 338 kwanzas (33 cêntimos).

O IRSEA salienta que a despesa média com água representa 2,4% do orçamento mensal das famílias com tarifa social, enquanto a eletricidade pesa 2,2% na despesa mensal das famílias com tarifa social, estando os valores abaixo da média regional.

RCR // JMC

Lusa/Fim

Compartilhe:

Orçamento do parlamento moçambicano mais que duplica em 2025
Angola tem défice de mais de 2.500 escolas e 60 mil professores

Destaques

Nenhum resultado encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Comentários recentes