Luanda – O angolano Demarte Pena conquistou, na noite deste domingo, em Luanda, a Gala Internacional “50 anos de Independência”, em Artes Marciais Mistas, com vitória sobre Kevin Robledo, do Equador.
Após 25 segundos do segundo round, Demarte Pena venceu por finalização, num combate da categoria de 66 kg.
Esta é a segunda vez que o lutador protagoniza uma luta profissional no país, a primeira foi em Dezembro de 2023.
Nascido a 23 de Setembro de 1989, trata-se de um atleta angolano de artes marciais mistas conhecido nas lides desportivas como “The Wolf”.
Mudou-se para a África do Sul na adolescência, onde desenvolveu a sua carreira desportiva e consolidou-se como um dos principais nomes do MMA angolano, africano e mundial.
Em 2016, Demarte Pena alcançou o título mundial no Extreme Fighting Championship (EFC), destacando-se como um dos atletas de MMA mais promissores do mundo.
Em Junho de 2023 conquistou o título de campeão mundial da categoria de peso galo, na 12ª edição do Ares Fighting Championship, reforçando sua posição de destaque na modalidade.
Em Dezembro de 2023, The Wolf realizou a sua primeira luta em solo angolano, no pavilhão da Cidadela Desportiva, em Luanda, num evento com lotação esgotada.
Na ocasião, venceu o sul-africano Roevan de Beer, consolidando sua popularidade dentro e fora do país.
Em Setembro de 2024, Demarte Pena alcançou uma vitória significativa ao derrotar o brasileiro Marcel Adur, no Torneio Internacional Warriors 53, realizado em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.
Esta vitória garantiu-lhe a medalha de ouro e o acesso à Ultimate Fighting Championship (UFC), a principal liga de MMA do mundo.
No mês seguinte foi recebido pelo ministro da Juventude e Desportos de Angola, Rui Falcão, em reconhecimento aos seus feitos na modalidade e pelo orgulho que representa ao carregar a bandeira de Angola no cenário internacional.
ANGOP