O número de países participantes aos jogos tem aumentado, e a África marca a sua primeira presença através da África do Sul, em 1904, nos Jogos Olímpicos de St. Louis. Contrariamente do que era de se esperar, a delegação da África do Sul aos jogos incluía indivíduos de raça negra e branca, pois, por estas alturas, ainda não estava instaurado o apartheid na África do Sul que era uma colônia da Inglaterra.
A Organização oficial de África foi em 1912 nos Jogos Olímpicos de Estocolmo, tendo sido nosso representante, juntamente com a República do Egipto.
Angola presente
Angola fez a sua estreia nos Jogos Olímpicos ao participar nas Olimpíadas de Moscovo de 1980, com uma caravana organizada pelo Comité Olímpico Nacional que incluía 11 atletas, sendo 10 homens e uma mulher, sem ter conquistado uma medalha.
Até o presente momento, os países europeus têm o maior número de participação aos Jogos Olímpicos seguidos dos americanos, assim como têm sido estes a organizar mais Jogos Olímpicos. Também é de destacar o facto de terem sido, inicialmente, poucas as mulheres a participar nestes jogos. Elas tiveram a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2000. Com o passar do tempo o número de mulheres, de países e de modalidades desportivas tende a aumentar, embora não seja de forma linear.
Foi nos Jogos Olímpicos de Saint-Louis que começaram a ser entregues medalhas aos três primeiros classificados, nomeadamente de ouro, prata e bronze. James Connolly dos Estados Unidos de América, atleta do triplo salto, com 13 metros e 71 centímetros foi o primeiro campeão olímpico dos Jogos Olímpicos da era moderna.
Hinos e Bandeiras
Nos Jogos Olímpicos de Antenas foi estabelecida a prática de se cantar o hino e hastear a bandeira do país do atleta vencedor. Nesta época conturbada de organização dos Jogos foram cometidos muitos erros porque o regulamento para cada modalidade não estavam devidamente elaborados.
Há a destacar o ocorrido com o atleta norte-americano de nome Fred Lorz que numa prova, depois de ter corrido sete quilómetros, foi metido num carro que o transportou até as proximidades do local da meta, deixando os demais atletas atrás, continuou a correr até terminar a prova tendo-se classificado em primeiro lugar e recebido a medalha de ouro.
Retratando ainda factos que fizeram história dos Jogos, recordar que no jogo das meias finais do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres de 1908,(cortar vírgula) a seleção da Dinamarca bateu a sua congénere de França por 17 à 1.
O primeiro campeão olímpico de África foi Reggie Walker, que na prova dos 100 metros planos dos Jogos Olímpicos de 1908, em Londres, ganhou a medalha de ouro. Mas os primeiros africanos de raça negra a participar nos Jogos Olímpicos, como convidados, que correram a maratona dos Jogos Olímpicos de St. Louis, em 1904, foram Len Taunyane e Jan Mashiani.