Saurimo – O índice de abandono do tratamento da tuberculose em diversas unidades sanitárias na província da Lunda Sul, está a preocupar as autoridades locais, por se tratar de uma doença de fácil transmissão.
A preocupação foi manifestada hoje, sexta-feira, pelo director do Gabinete Provincial da Saúde na Lunda Sul, Viegas de Almeida, durante um encontro com líderes religiosos, promovido pela direcção da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos.
Denunciou que que muitos pacientes são estimulados a recorrer à seitas religiosas em busca de uma possível cura com menos tempo e, na maioria dos casos acabam em óbito.
Fez saber que de Janeiro a presente data, por exemplo, 100 pacientes com tuberculose abandonaram o tratamento, recorrendo à seitas religiosas.
Acrescentou que no período em referência, foram registadas 50 mortos extra hospitalares, oriundas das seitas religiosas.
“O papel da igreja não é de substituir os hospitais, mas sim, contribuir na moralização da sociedade e apoiar o Estado com acções que visam o bem-estar dos cidadãos”, sublinhou.
Por sua vez, o director do Gabinete provincial da Cultura na Lunda Sul, Nelson Muiuca, disse que o encontro serviu para apelar às igrejas a evitarem tais práticas, sob pena de serem responsabilizados.
O Gabinete da Cultura controla 128 igrejas das quais 78 legais e 50 ilegais.
Por: ANGOP