Sumbe – O gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género na província do Cuanza-Sul intensificou, este sábado, a sensibilização para a prevenção da violência a criança, através de campanhas porta-a-porta.
O evento, focado no abuso sexual e o trabalho infantil, visa saudar o 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, que se assinala na próxima quarta-feira.
Em declarações à ANGOP, a chefe de departamento da Família e Igualdade do Género local, Isilda Culófa, disse que a campanha tem por objectivo consciencializar e despertar as comunidades, escolas e igrejas sobre as medidas a tomar, para prevenir a violência contra a criança.
“Estamos preocupados com o crescente número de casos que chegam a ser denunciados nas instituições a fins, daí que queremos reforçar acções de sensibilização sobre os abusos sexuais, trabalho infantil e agressões físicas”, disse.
Por sua vez, a chefe Serviço do Instituto Nacional da Criança (INAC) no Cuanza-Sul, Viriwnesa de Matos, indicou que desde Janeiro à data presente, foram registados mais de 100 casos de violência contra a criança.
“O INAC quer continuar a combater estas acções porque afectam a sociedade e muitas delas com brutais violências, pois não podemos continuar simplesmente anotar os casos, temos sim que garantir a observância dos seus direitos, sobretudo respeitar os 11 compromissos da criança”, declarou.
Apelou à sociedade a denunciar os casos de violência contra a criança.
ANGOP