Huambo – Actores da Associação Angolana de Teatro no Huambo está a preparar, desde Janeiro último, uma maratona de teatro, circuito internacional e festival de monólogos, com peças que retratam sobre os 50 anos da Independência Nacional.
Informação foi prestada, esta quarta-feira, pelo presidente da organização dos actores no huambo, Rodrigues Canhanga Eurico, a propósito da efeméride a assinalar-se a 11 de Novembro do corrente ano, sob o lema “Angola 50 anos: preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor”.
Para a materialização deste desiderato, Rodrigues Canhanga Eurico pediu maior abertura e acesso das salas de espectáculo existentes na província, pois, a ideia é fazer com que haja a exibição de peças teatrais em todos os finais de semana, até 11 de Novembro do corrente ano.
Informou que a maratona de teatro poderá decorrer em Março próximo, com participação de 15 grupos teatrais, para além dos festivais marcados para Agosto, Setembro e Novembro próximo, do grupo Vozes D´África e de outros da província.
Relativamente ao circuito internacional de teatro, o responsável informou que a data ainda não está definida e o evento vai contar com grupos de todo o país, bem como do Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Inglaterra, Portugal, entre outros.
Por exemplo, na maratona de teatro, disse, os grupos estarão focados nos ganhos das infra-estruturas sociais e a livre circulação de pessoas e bens.
Para a maior atracção do público, defendeu a formação contínua dos actores e a organização dos grupos para a maior qualidade das peças exibidas, para além da maior disponibilização das salas de espectáculo.
Fez saber que a província do Huambo é uma província rica culturalmente, por isso é necessário que os grupos locais correspondam às expectativas do público.
A Associação Angolana de Teatro no Huambo controla, nos 17 municípios, 57 grupos, com 910 actores.
Para as comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, na província do Huambo, estão previstos festivais de Kizomba, dança tradicional, música folclórica e exibições do Tchinganje, para além do grande prémio Huambo em Automobilismo e torneios de futebol e judo.
ANGOP