Luanda – Depois de Angola, que já tinha o apuramento antecipado por ser a nação organizadora, o quadro das 16 selecções nacionais para o Afrobasket 2025, a disputar-se de 12 a 24 de Agosto deste ano, está completo com a conclusão das eliminatórias.
Vinte selecções nacionais de Angola jogaram um total de 59 partidas ao longo de três janelas de qualificação do Afrobasket em seis cidades africanas.
As eliminatórias começaram em Fevereiro de 2024 com a primeira janela, em Monastir (Tunísia) e Cairo (Egipto), seguindo-se a segunda janela em Dacar (Senegal).
A terceira é última janela decorreu este mês em Antananarivo, Rabat e Tripoli, esta última cidade foi o palco do grupo E em que faziam parte Angola, Tunísia, Quénia e Guiné.
Das 20 selecções que participaram das eliminatórias, a República Centro-Africana, o Gabão, o Quénia e Marrocos foram eliminadas, enquanto 16 seleções se classificaram para a fase final.
No domingo (23), Guiné e Ruanda garantiram os dois últimos ingressos para a final africana deste ano, nas cidades angolanas de Luanda, Moçâmedes, Huíla e Benguela.
Lista completa das selecções classificadas para o Afrobasket “Angola`2025”
Angola (anfitriã), Camarões, Cabo Verde, Côte d’Ivore, República Democrática do Congo, Egipto, Guiné, Líbia, Madagáscar, Mali, Nigéria, Ruanda, Senegal, Sudão do Sul, Tunísia e Uganda.
ANGOP