A Associação “Amizade Social” procedeu, domingo 23 de junho, a entrega de um donativo ao Centro de Saúde do Sambizanga, em Luanda, para o reforço alimentar das mais de 160 crianças que sofrem de desnutrição severa e que o seu Departamento de Nutrição vem cuidando nos últimos meses.
O donativo, composto de cerca de meia tonelada de alimentos diversos e electrodomésticos como geleiras, arcas e aparelhos de ar condicionado, permitirá criar melhores condições de acomodação das crianças e suas acompanhantes, bem como melhorar a dieta que o Centro vem ministrando aos pequenos para atenuar os seus níveis acentuados de desnutrição.
Para a directora clínica do Centro, Augusta Chandícua, “esse apoio alimentar vai impactar positivamente na recuperação das crianças assistidas aqui no centro, já que o principal remédio para a desnutrição é na verdade a boa alimentação”.
Na mesma direcção está o depoimento da chefe de Departamento de Nutrição do Centro, Lourença António, que lançou igualmente um apelo às boas vontades individuais e colectivas para se juntarem à iniciativa da Associação Amizade Social, pois, sublinhou, “o Centro precisa de mais apoios do género para que os seus profissionais possam cuidar melhor essas crianças, com idades vão dos zero aos 5 anos.”
As crianças agradecem e a Amizade Social deve crescer
Azélia Carlos e Antonieta Kizua, duas mães que frequentam o Centro com os seus filhos há várias semanas, foram unanimes em reconhecer, ao Angola Viva, que o tratamento e o acompanhamento do Centro têm resultado em melhorias substâncias na saúde dos seus bebés. O mesmo relatou-nos também Gilberto Ferrão, o pai que há vários meses busca melhorias para a saúde da sua filha, que padece de desnutrição associada a outras patologias.
Entretanto, de acordo com o presidente da Associação, Matteo Campana, “este donativo constitui apenas o primeiro passo de uma parceria que será estruturada e sistematizada com o Centro. Portanto o apoio ao Centro terá continuidade”, garantiu. A mesma garantia foi dada por outros membros da direcção da Associação, entrevistados pelo Angola Viva e por empresários, que se juntaram à causa da “Amizade Social”, como patrocinadores, que preferiram o anonimato.
O acto de entrega do donativo foi prestigiado pela presença da Administradora do Distrito Urbano do Sambizanga, Betânia Lopes e da Directora da Repartição Distrital da Saúde, Maria Cafundanga, que agradeceram a iniciativa da Associação, sobretudo a sua disponibilidade em sistematizar o apoio. As duas responsáveis consideram a ajuda como um bom complemento ao que o Centro recebe do Governo e do UNICEF.
Amizade Social conta com a participação de todos
A boa música angolana fez parte igualmente do momento. O semba do grupo de música tradicional “Bailados-Unidos pela Arte” foi o pano de fundo para a recepção dos convidados. Alguns dos quais não resistiram ao ritmo contagiante e juntaram-se à dança e ao batuque dos meninos do Sambizanga. O grupo é composto por oito jovens, entre dançarinas e executantes de batuques, dicanza e reco-reco.
“Bailados-Unidos pela Arte” faz parte do rico mosaico cultural do Sambizanga, localidade histórica da província de Luanda, com referências sonantes da memória colectiva angolana, como os cantores Artur Nunes e Bernerdo Jorge “Bangão, os grupos carnavalescos União Kabocomeu e união Kazukuta do Sambizanga, entre tantos outros.
O Sambizanga é tido também como a capital do estilo de música e dança kuduro em Angola, por ter sido a sede do então grupo “Os Lambas” do malogrado kudurista Nagrelha.
Importa referir que a Associação “Amizade Social”, criada em 2023, tem caracter assistencial com foco no desenvolvimento integral do ser humano, estando por isso integrado por várias entidades singulares e colectivas ligadas a vários sectores, que ajudam a materializar os seus objectivos junto das comunidades a nível do país.