Luanda – Angola será palco, em Janeiro de 2026, do Campeonato Africano de basquetebol em cadeira de rodas, em masculino e feminino, indica uma nota do Comité Paralímpico Angolano (CPA).
A nota, a que a ANGOP teve acesso este sábado, refere que a competição será disputada na capital do país, de 20 a 31 do primeiro mês do próximo ano.
Esta é a segunda vez que Angola acolhe esta prova continental, sendo a primeira em 2013, em que o país participou apenas com a selecção masculina, conquistada por Marrocos.
O documento explica que a comissão técnica nacional já convocou 21 potenciais candidatos para compor a seleção em feminino, uma vez que esta realizou o seu Campeonato Nacional e vai estrear-se na competição internacional.
Quanto à selecção masculina, vai ser convocada em Março deste ano, depois da realização do Campeonato Nacional, cujo local da prova ainda não foi indicado pela organização.
Angola, depois de 2013, não participou na competição continental, por falta de condições técnicas e de organização, retomando agora mais organizada e com as duas selecções.
As pré-convocadas da selecção feminina concentram-se no dia 9 deste mês, na sede do CPA, às 18 horas, e durante 10 dias vão ser submetidas a exames médicos, testes de condição física e atlético.
Fazem parte da equipa, as jogadoras (Bases) – Clementina Chionga (província de Benguela), Maria Marcelo (Benguela), Aurora Yondondo (Bie), Domingas Vissup (Luanda), Maria Kuyayala (Luanda) e Angelina Oliveira (Cuanza Sul).
(Extremo bases) – Isabel Quitumba (Luanda), Rita Manuel (Benguela) e Valentina Kiteculo (Bengula), (Extremo) – Juliana Segunda (Bié), Domingas Tchitula (Bié), Mariquinha Pedro (Luanda), Domingas Capoco (Huambo), Beatriz Chitumba (Huambo) e Alice Sonha (Huambo).
(Extremo postes) – Emilda Manuel (Bié), Cecília Chitumba (Huambo), Angélica da Costa (Huambo), (Postes) – Olinda Lupessi, Lúcia Kiala (Luanda ) e Sara Camalanda (Huambo).
ANGOP