Luanda – A Selecção Nacional de hóquei em patins falhou hoje (sexta-feira), em Novara, o apuramento para as meias-finais do Campeonato do Mundo, ao perder para a similar e anfitriã Itália, por 2-5.
De início, mesmo enfrentado os donos de casa, nos quartos-de-finais, a equipa de Angola não se intimidou jogou aberto e sempre em busca do triunfo, chegando ao intervalo, com a igualdade de uma bola.
Em passe de Gonçalo Neto, o capitão André Centeno abriu o activo, aos 15 minutos, dando sequência ao volume de jogo apresentado.
Controlado o desafio, o conjunto nacional jogava de maneira tranquila e foi apenas quando faltavam cinco segundos, que os italianos empataram com golo de Alessandro Bertolucci, resultado ao intervalo.
Na segunda parte, a Itália entrou mais determinada e precisou de apenas dois minutos para voltar a marcar, por Alessandro Verona. Sem sentir o abalo, os campeões de África voltaram a relançar o jogo, com golo novamente do capitão André Centeno.
Com uma postura pouco recomendada, a equipa de arbitragem não ajuizava com base nas regras e assinalou um penalti, concretizado por Cocco, fazendo 3-2.
Quando faltavam jogar dois minutos, Cocco fez o golo da tranquilidade, elevando para 4-2. Na sequência de erro na estratégia, nos instantes finais, os angolanos optaram pelo jogo sem guarda-redes, e Gaviolli elevou para 5-2.
Angola, na estreia da competição perdeu com a Argentina, por 0-7, nova derrota com Portugal, por 0-4, e goleou os Estados Unidos da América, por 9-0.
ANGOP