Luanda – O presidente do Conselho Europeu, António Costa, assegurou que Angola continua a fazer parte da agenda da União Europeia (UE), destacando os esforços da organização para fortalecer as relações bilaterais.
Segundo uma nota de imprensa da embaixada de Angola no Reino da Bélgica, no Grão-Ducado de Luxemburgo e Junto da União Europeia, a afirmação foi feita durante uma audiência com o embaixador angolano Mário de Azevedo Constantino, que se despede das instituições da União Europeia após cumprir a sua missão diplomática.
No encontro, António Costa sublinhou que a União Europeia, por meio da sua representante em Angola, tem trabalhado para viabilizar uma visita, em breve, de alto nível ao país.
Por sua vez, o diplomata angolano, Mário de Azevedo Constantino, enfatizou a importância dos acordos firmados entre Angola e a UE, nomeadamente o Acordo Caminho Conjunto Angola-UE, que orienta as consultas bilaterais e cooperação estratégica, assim como o Acordo de Facilitação do Investimento Sustentável (SIFA), em vigor desde 1 de Setembro de 2024, que abrange diversos sectores da economia, incluindo o sector privado.
O diplomata angolano destacou a necessidade de se aprofundar a cooperação através da participação da União Europeia no Corredor do Lobito, um projecto de grande relevância para a região e para o comércio internacional.
Lembrou ainda a importância da nova parceria estabelecida pelo Acordo de Samoa, que rege a cooperação entre a UE e os países da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP).
Mário de Azevedo Constantino sublinhou também que o Presidente João Lourenço lidera actualmente a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da OEACP, fortalecendo o posicionamento de Angola no cenário internacional.
No fim da audiência, o embaixador angolano sugeriu que António Costa inclua Angola na sua agenda, reforçando a cooperação entre a UE e o país, bem como entre a União Europeia e a União Africana (UA).
ANGOP