Angola pode acolher africano de ginástica em 2028

Luanda – Angola pode organizar, pela primeira vez, o Campeonato Africano de Ginástica, no primeiro trimestre de 2028, afirmou nesta terça-feira à ANGOP, em Luanda, o Presidente da Confederação Africana da modalidade, o egípcio Ehab Amin Esawy.

A informação sobre o africano de ginástica foi prestada à saída de um encontro com ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, no âmbito da realização do torneio internacional, que decorre no país, nas festividades do 50° aniversário da Independência Nacional.

Falando à imprensa, o líder africano garantiu usar toda a sua diplomacia para que o evento decorra em Angola e que seja qualificativo para os Jogos Olímpicos “Los Angeles`2028”.

Para Ehab Esawy, dada as qualidades do pavilhão Multiusos do Kilamba, palco do torneio internacional da “Dipanda”, é quase certo que albergue, também, o Campeonato Africano.

Explicou que a ideia é que se faça duas provas em uma só, integrando também um torneio internacional onde possam participar ginastas de outros continentes para conferirem maior visibilidade à modalidade e ao país.

Durante cerca de uma hora, na sala de reuniões do Multiusos do Kilamba, o ministro anfitrião e a entidade africana abordaram a realização de um ciclo de treinamento para profissionais locais, nas disciplinas de rítmica e aeróbica, no final deste ano.

Em reação a esta proposta do líder de ginástica do continente africano, o ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, afirmou ser “um evento que o país pode albergar tranquilamente”.

Acrescentou que em termos de infra-estruturas existem condições para o efeito, reconhecendo, no entanto, a necessidade de melhorias de equipamentos e relançamento da modalidade.

Ladeado de várias entidades, com destaque para os presidentes da Federação Angolana de Ginástica, Miriam Valentim, da Federação Angolana de Natação, Ana Lima, e da Federação Portuguesa de Ginástica, Luís Arrais, Rui Falcão assistiu a final individual sénior de ginástica rítmica.

Participam do torneio atletas de Angola do Zimbabwe, da Namíbia e do Brasil.

ANGOP

Compartilhe:

Governo reafirma aposta no empreendedorismo digital
Maria Borges quer maior seriedade na moda angolana

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed