Luanda – Angola subiu quatro lugares em 2025 no índice sobre a liberdade de imprensa, saindo da posição 104 para a 100, num universo de 180 países.
De acordo com uma nota do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), envida este sábado à ANGOP, Angola foi classificada nesta posição pela Organização Sem Fronteiras, que divulga no seu site para o público em geral, um relatório independente sobre o Índice de Liberdade de Imprensa.
Segundo o documento, apesar da melhoria de quatro lugares, o país continua a ter muitos desafios ao nível da liberdade de imprensa, que, de uma forma geral, têm merecido da parte do Estado angolano a devida atenção, não de forma isolada, mas com o apoio de diversas instituições e associações nacionais e estrangeiras.
Dentre várias instituições, a nota destaca a Entidade Reguladora da Comunicação Social, o Sindicato dos Jornalistas Angolanos, a Comissão de Carteira e Ética e o Comité de Protecção de Jornalistas, com quem o Governo angolano se reuniu e discutiu recentemente sobre vários assuntos ligados à protecção dos jornalistas.
Por isso, continua o documento, neste 03 de Maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o Executivo Angolano reafirma o seu compromisso para com a existência de um estado óptimo de liberdade de imprensa.
Neste sentido, o Governo angolano felicita todos os jornalistas e órgãos de comunicação social que no exercício das suas actividades privilegiam a ética e a deontologia profissional, contribuindo assim para o desenvolvimento económico, social e cultural do país, através da veiculação de uma informação rigorosa, isenta, plural e objectiva que atende ao interesse público.
O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é celebrado no dia 03 de Maio. A data foi criada em 20 de Dezembro de 1993, após uma decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas e celebra o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Esta data marca igualmente o dia da Declaração de Windhoek produzida por jornalistas africanos em 1991, na qual postularam os princípios da liberdade de imprensa e que foi adoptada pela UNESCO.
O dia 03 de Maio serve para lembrar aos governos da necessidade de respeitarem o seu compromisso com a liberdade de imprensa.
Além disso, é um dia de reflexão entre os profissionais de mídia sobre questões de liberdade e ética profissional, bem como recordar jornalistas que tenham morrido em missão de serviço.
ANGOP