Luanda – Com a vitória deste domingo sobre a similar da Tunísia, por 73-62, Angola termina o torneio qualificativo para o Afrobasket´2025, que decorre em Trípoli (Líbia), com uma derrota e dupla vitória.
Angola venceu os campeões em títulos, em jogo da 3.ª jornada da última janela de qualificação do Afrobasket, a decorrer nas províncias angolanas de Luanda, Benguela, Namibe e Huíla. No sábado cilindrou o Quénia, por 88-59.
Os hendecampeões africanos iniciaram o torneio (Grupo E) com derrota surpreendente, na sexta-feira, diante da Guiné, por 65-66, com uma selecção cujo objectivo foi treinar para o Afrobasket de Agosto, do qual já estão apurados, na condição de anfitriões.
Sem as grandes referências do conjunto, e ainda com a ausência do técnico principal, o espanhol Pep Clarós, por saúde, Angola sustentou nos dois últimos desafios o estatuto de mais ganhadora em África.
O base Childe Dundão foi o melhor marcador da partida, com 31 pontos, cinco ressaltos e igual número de assistências, em 34 minutos na quadra.
Sobre o desafio contra os tunisinos, o combinado nacional iniciou com derrota no primeiro quarto, em que marcou apenas sete pontos, contra 11 dos contrários.
Mas nas três etapas seguintes fez melhor e esteve quase sempre à frente do marcador, chegando a atingir uma diferença pontual de dez pontos.
Na sequência, venceu os três quartos seguintes em 32-27, 53-52 e 73-62.
ANGOP