Angola termina invicta fase regular do CAN de andebol

Luanda – Angola goleou esta terça-feira a RDC, por 40-15, em jogo da 5.ª e última jornada (Grupo B) do Campeonato Africano de andebol sénior feminino, que decorre em Kinshasa, terminando invicta a fase regular do evento.

Com a qualificação aos quartos-de-final assegurada antecipadamente, a selecção nacional venceu os cinco jogos da fase inicial e totalizou dez pontos, numa clara demonstração de manutenção da hegemonia no continente.

Disputado no pavilhão principal do Complexo Desportivo dos Mártires, o sete nacional já vencia ao intervalo por 21-9, sendo que na segunda parte as anfitriãs marcaram apenas seis golos, contra 19 das “pérolas”.

Com capacidade para cinco mil espectadores, o pavilhão teve lotação esgotada, registando-se, no entanto, algumas dezenas de adeptos angolanos residentes e muito barulhentos.

Com o resultado garantido, o técnico Carlos Viver colocou em campo as jogadoras menos utilizadas já a pensar nos quartos-de-final.

Do lado congolês, o treinador Francis Tuzolan tentou apostar no jogo defensivo e evitar a derrota pesada o que não ocorreu dada a experiência das angolanas.

A pivô angolana Albertina Kassoma foi eleita a jogadora mais valiosa do desafio (MVP).

Trata-se da quarta jogadora do combinado nacional distinguida na prova, depois de Vilma Nenganga e Marta Alberto esta última por duas vezes.

Nos quartos-de-final, que arrancam quinta-feira, Angola vai defrontar a similar da Argélia, que ficou na quarta posição do grupo A, com apenas quatro pontos.

Trajectória de Angola na fase inicial

1ª jornada
Angola – Tunísia (35-23)
2ª jornada
Angola – Uganda (46-11)
3ª jornada
Angola – Guiné (35-22)
4ª jornada
Angola – Camarões (31-14)
5ª Jornada
Angola – RDC (40-15)

ANGOP

Compartilhe:

O Simbolismo histórico-cultural da visita de Biden
Angola defronta Argélia nos quartos-de-finais

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed