Luanda – O sub-inspector de investigação criminal Vlademir Teixeira Congo concluiu, com nota máxima, esta sexta-feira, em Seul, o curso de mestrado em Crimes Cibernéticos na Universidade da Polícia Nacional da Coreia do Sul.
De acordo uma nota de imprensa, enviada à ANGOP, a tese teve como título “Mudança de Paradigma na Avaliação de Provas Digitais no Sistema de Justiça Criminal Angolano”.
Aprovada por 100 dos juris, a dissertação aborda, entre outros aspectos, “o nível de familiaridade com provas digitais no sistema de justiça criminal angolano”.
O trabalho, avança, foi feito através da realização de uma pesquisa científica no seio dos órgãos de justiça criminal do país.
Perfil
Vlademir Teixeira Congo ingressou, em 2021, no Ministério do Interior, como efectivo do Serviço de Investigação Criminal (SIC).
Natural da província de Luanda, nasceu em 29 de Julho de 1985. Concluiu o ensino médio em 2005 no Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL), onde cursou
Contabilidade e Gestão.
Concluiu a licenciatura em Engenharia Informática em Junho de 2011 e, em Setembro do mesmo ano, iniciou o mestrado na mesma área na Universidade SunMoon.
Participou de formações com órgãos de defesa e segurança internacionais, dentre os quais destacam-se os cursos avançados sobre “Investigação de Inteligência em Fonte Aberta”, “Investigação de Crimes Financeiros e Criptomoedas”, “Analise Forense de Blockchain e Investigação da Dark Web”, “Perícia Digital da Internet dos Utensílios”, entre outros.
Também foi convidado como palestrante em fóruns internacionais na Coreia do Sul, China, Taiwan e Singapura, além de ministrar palestras para órgãos de segurança em Angola, enfatizando o papel da prova digital na investigação criminal.
ANGOP