Huambo – Quinhentas e 12 infracções diversas foram registadas durante a quadra festiva (Natal e passagem de Ano) em 110 estabelecimentos comerciais do município do Huambo, fiscalizados pela Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA).
A informação foi prestada, esta sexta-feira, à imprensa, pelo director de Fiscalização, Inspecção Económica e Segurança Alimentar do município do Huambo, Cesário Passa, durante o balanço provisório da campanha “Operação Natal”.
O responsável informou que as 512 infracções foram registadas em 110 estabelecimentos comerciais, na sua maioria de produtos alimentares, fiscalizados durante a quadra festiva.
Das infracções registadas, destacou as faltas da estrutura do cálculo dos preços, facturas de aquisição das mercadorias, asseio e higiene nos estabelecimentos comerciais e o mau acondicionamento dos produtos.
Cesário Passa realçou que a “Operação Natal” continua até o dia cinco do corrente mês, pois estão a ser apuradas outras infracções, para aplicação das multas, em alguns casos, e, em outros, o arquivamento dos processos.
Salientou que foram inspeccionados os comerciantes grossistas, retalhistas, pequenos e grandes supermercados, para além de padarias e restaurantes, para se aferir a salubridade dos produtos.
Disse que, nos próximos dias, será redobrada o combate à venda desordenada nas ruas da cidade do Huambo, que está a beliscar a boa imagem da zona urbana, sobretudo com as obras em curso no âmbito do Plano de Emergência do Governo provincial.
A ANIESA foi criada através do Decreto Presidencial nº267, de 16 de Outubro, como órgão de inspecção das actividades económicas, integrando inspectores do comércio, hotelaria, saúde, agricultura e outras áreas afins, que levam a cabo o controlo dos preços e a qualidade dos produtos em comercialização.
ANGOP