Balança comercial de Moçambique negativa em setembro apesar de melhoria

Maputo, (Lusa) – Moçambique reduziu em 1,3% o défice de balança comercial de 2024 até final de setembro, para o equivalente a 1.837 milhões de euros, de acordo com um relatório do banco central.

Segundo o documento do Banco de Moçambique sobre a balança comercial do país, os dados preliminares dos primeiros nove meses do ano passado indicam que a economia moçambicana reduziu a procura por recursos financeiros de não residentes para financiar as necessidades de consumo e investimento em 4,7%, tendo o saldo conjunto das contas corrente e de capital ascendido a 1.665,2 milhões de dólares (1.590 milhões de euros).

“Este resultado deveu-se, por um lado, à diminuição do défice da conta corrente [CC], em 1,3%, fixando-se em 1.922,1 milhões de dólares [1.837 milhões de dólares], e, por outro, ao aumento do saldo superavitário da conta capital em 29,0%”, lê-se no documento.

Acrescenta que a redução do défice da CC reflete, principalmente, a queda registada no saldo negativo da conta de bens, em 54,6%, justificada pelo aumento das exportações em 3,7%, em contraste com o decréscimo das importações em 1,7%.

“A contração do défice da CC resultou, igualmente, do excedente registado nas transferências líquidas correntes de 776,5 milhões de dólares [741,8 milhões de euros], o que corresponde a um crescimento anual de 13,6%. Este crescimento é explicado, essencialmente, pelo incremento de cerca de 11,0% nos recebimentos líquidos por parte do setor privado”, afirma o relatório do Banco de Moçambique.

Desta forma, as transações económicas entre Moçambique e o resto do mundo resultaram num saldo global positivo de 226,4 milhões de dólares (216,2 milhões de euros), o que contribuiu para o aumento dos ativos de reserva da autoridade, enquanto o saldo das reservas internacionais brutas situou-se em 3.819,8 milhões de dólares (3.648 milhões de euros), “montante suficiente para cobrir quatro meses de todas as necessidades de importação de bens e serviços”.

Segundo o relatório, a posição devedora líquida de Moçambique face ao exterior deteriorou-se até setembro em 0,8 %, face ao segundo trimestre de 2024, com o saldo fixado em 71.048,7 milhões de dólares (67.848 milhões de euros).

PVJ // VQ

Lusa/Fim

Compartilhe:

Galp sobe mais de 7,5% após confirmar petróleo e gás em novo poço na Namíbia
China pretende eliminar poluição atmosférica severa este ano

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed