Banco central de Angola só deve descer taxa de juro em julho

Londres, (Lusa) – A consultora Oxford Economics considerou hoje que o banco central angolano só deverá descer as taxas de juro em meados deste ano, quando a inflação descer para valores “significativamente abaixo” da atual taxa de juro, nos 19,5%.

“Pensamos que o Banco Nacional de Angola (BNA) vai manter as taxas de juros inalteradas até a inflação descer significativamente abaixo da atual taxa de juro, o que só vemos a acontecer em julho”, escrevem os analistas num comentário à decisão do banco central na reunião desta semana de manter inalterada a taxa de juros de referência.

“Como era esperado, o banco central manteve a taxa de juro inalterada na sua primeira reunião de política monetária do ano, refletindo o facto de que a inflação atingiu o pico em julho, mas manteve-se excecionalmente elevada, ao passo que a taxa de juro real ainda está em território negativo”, lê-se na nota enviada aos clientes, e a que a Lusa teve acesso.

Para além disso, apontam ainda, a desvalorização da taxa de câmbio do kwanza entre junho e o final de setembro vai abrandar a descida da inflação este ano.

O banco central angolano prevê para este ano uma taxa de inflação de 17,5%, esperando melhorias da oferta de bens e serviços e adequação das condições monetárias à atividade económica.

A previsão foi avançada pelo governador do BNA, Tiago Dias, na reunião do Comité de Política Monetária (CPM) do banco central angolano realizada entre segunda e terça-feira.

Tiago Dias referiu que a taxa de inflação mensal em dezembro do ano passado foi de 1,70%, face aos 1,61% registados em novembro, tendo a inflação homóloga ficado nos 27,5%.

MBA (NME) // ANP

Lusa/Fim

Compartilhe:

Julgamentos contra atos de vandalismo em Angola vão ser divulgados publicamente
Governo Trump investigará criminalmente autoridades que resistirem às ações sobre imigração

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed