Mbanza Kongo – O bispo da Diocese de Mbanza Kongo, Dom Vicente Carlos Kiaziku, defendeu, esta terça-feira, o reforço das acções de solidariedade entre os angolanos para se manter a unidade e coesão social.
Segundo o prelado católico, que falava à imprensa à margem de uma palestra que marcou o Dia da Cultura Nacional no Zaire, a solidariedade social é baseada em valores comuns, respeito, apoio, igualdade, diversidade, comunicação e acolhimento.
De acordo com o religioso, nos anos passados a solidariedade era um valor enraizado na cultura kongo, para quem nos dias que correm este princípio tende a desaparecer, por factores adversas.
Falou também da importância de se reforçar o ensino das línguas nacionais nas escolas do país, tal como acontecia nos primeiros anos após a proclamação da Independência Nacional.
A palestra subordinada ao tema “a importância e valorização da cultura kongo” foi prestigiada pelo governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho.
Soyo realiza palestra sobre resgate dos valores morais e cívicos
Enquanto isso, uma outra palestra que versou sobre “o resgate dos valores morais e cívicos” marcou, na cidade do Soyo, o Dia da Cultura Nacional, que hoje se assinala.
Na ocasião, o jurista Ventura Chita Miguel, palestrante, lembrou que a base da educação do indivíduo é a família, sendo a instituição escolar um complemento neste processo.
Considerou fundamental que os pais, encarregados de educação e professores sirvam como exemplo de inspiração, privilegiando o diálogo para a transmissão dos bons costumes aos mais novos.
Em declarações à imprensa, o director-geral do colégio Pitruca, Augusto Joaquim Sakandeia, local onde decorreu a palestra, explicou que a comemoração da efeméride incluiu a realização, na instituição, da primeira edição do Festival das Etnias, marcada com a exposição de pratos típicos de algumas regiões do país.
ANGOP