Uíge – O bispo da diocese do Uíge, Dom Joaquim Tyombe, lançou este domingo um desafio à juventude da região de reflectir sobre a actual situação do país e contribuir para o seu desenvolvimento, no âmbito das celebrações dos 50 anos de Independência Nacional, que será celebrado em 2025.
Denominado “Eu e meu país”, a iniciativa visa despertar a atenção dos jovens sobre a importância de reflectir sobre a situação social e religiosa do país, assim como contribuir com ideias e projectos para o desenvolvimento de Angola.
Dom Joaquim Tyombe lançou esse desafio durante a homilia de celebração dos 57 anos de existência da diocese do Uíge, celebrado este domingo (08) na cidade do Uíge, acto que ficou marcado com a ordenação de dois anciãos.
Trata-se dos servos Boaventura Cardoso e Viatro Pinto Mateus Ernesto, ambos consagrados como 1º grau de sacerdócio, função que se comprometeram em fazer com dedicação e obediência ao ministério do serviço da Igreja.
No acto, a vice-governadora para o sector Político, Social e Económico do Uíge, Sónia Arlete Fernandes Domingos Cahombo, referiu que igreja, como parceira do Estado, sempre trabalhou para moralização da sociedade, reorganização das famílias, contribuir para a educação, saúde e outras acções sociais.
Em relação ao desafio lançado à juventude, no âmbito dos 50 anos de Independência Nacional, a vice-governadora enalteceu a iniciativa do bispo em trabalhar para a criação de actividades religiosas.
A actividade, que decorreu sob o lema “Com imaculada Conceição da virgem Maria sejamos peregrino da esperança”, ficou igualmente marcada com o desfile de produtos do campo, assim como a participação de várias entidades do Governo Provincial do Uíge, da polícia nacional, das Forças Armadas Angolanas, entre outros convidados.
ANGOP