Kano, (Lusa) – Elementos do grupo terrorista Boko Haram mataram pelo menos dez membros de um grupo de autodefesa no nordeste da Nigéria, revelaram hoje fontes militares e de organizações humanitárias.
“O Boko Haram fez uma emboscada aos milicianos de autodefesa que patrulhavam Kopre (no estado de Adamawa) no sábado e mataram dez deles”, afirmou Isa Sunusi, diretor da Amnistia na Nigéria.
Um oficial militar que pediu o anonimato deu à France-Presse o mesmo número, acrescentando que os terroristas tinham queimado várias casas e silos de cereais.
Há mais de quinze anos que o norte da Nigéria está a sofrer com a violência de grupos terroristas que já mataram mais de 40.000 pessoas e forçaram ao deslocamento dois milhões de habitantes dessa região do país mais populoso da África, de acordo com a ONU.
Nos últimos anos, o movimento espalhou-se para áreas que fazem fronteira com os vizinhos Níger, Camarões e Chade.
O Boko Haram e também o seu movimento dissidente, o Estado Islâmico na África Ocidental (Iswap, na sigla em inglês) intensificaram recentemente os seus ataques no norte do estado de Borno e nos estados vizinhos de Adamawa e Yobe.
As relações tensas entre Nigéria, Níger, Chade e Camarões estão a prejudicar a eficácia da coligação militar e a comprometer as suas hipóteses de sucesso na luta contra o terrorismo.
ATR // ANP
Lusa/Fim