Bolsas de estudo do FIJE atraem jovens do Moxico

Luena – Jovens estudantes do ensino médio e superior iniciaram a adesão às bolsas de estudo para graduação e mestrado oferecidas pelo Fórum Internacional de Jovens com as Embaixadas (FIJE).

Depois de ser apresentado o programa de adesão à bolsas de estudo, numa cerimónia decorrida hoje no Instituto Superior Politécnico do Moxico (ISP-Moxico), a organização disse ter registado “um interesse muito grande” do projecto que conta com o apoio do Lean Group Education, uma incubadora de instituições de ensino superior do Brasil.

Ao falar à Imprensa, no final da divulgação do programa de bolsas de estudos ao Brasil, o Secretário Executivo do FIJE, Gaspar da Silva, explicou que o projecto levará ao Brasil, anualmente, 40 mil bolseiros de países lusófonos, nomeadamente, Angola (10 mil), Moçambique (10 mil), Cabo Verde (10 mil) e Guine Bissau (10 mil), uma iniciativa que durará 10 anos.

Para inscrição concorrer à bolsa de licenciatura e mestrado, o estudante deve enviar ao correio electrónico ([email protected]) a cópia do bilhete de identidade, certificado de habilitações, ter nota igual ou superior a 12 valores e idade dos 18 aos 25 anos.

Explicou que as inscrições decorrem de forma faseada a nível das provincias do Moxico, tendo o FIJE divulgados o programa no Huambo, Benguela e Moxico, este último albergou ainda estudantes do Bié e da Lunda-Sul.

Gaspar da Silva informou que o projecto de divulgação e inscrição prossegue em Luanda que contará com a presença de estudantes do Bengo, Zaire, Uíge, Kwanza Norte e Malanje.

Jacinto Edgar e Ana Tchena, ambos estudantes, mostraram-se satisfeitos pelo projecto, pois serve de oportunidade para realizar o sonho de uma formação superior.

Consta do projecto, os curso de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Gestão Pública, Letras, Logística, Nutrição, Pedagogia, Engenharia Civil e da Computação, Mecânica, Biomedicina, Segurança Pública, Serviços Sociais, Psicologia, Recursos Humanos, entre outros,

ANGOP

Compartilhe:

Aumento salarial da função pública angolana vão ser pagos este mês com retroativo parcial
ANGOTIC 2025 prioriza capacitação de jovens e promoção de negócios

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed