Luanda – A Federação Angolana de Futebol (FAF) foi na última semana sancionada com uma multa de USD 10 mil (USD1 equivale a Kz 912) pelo Comité de Disciplina da Confederação Africana de Futebol (CAF), por falha na entoação do hino do Níger.
O facto ocorreu no dia 11 do corrente mês, no jogo da 3ª jornada do grupo F, de acesso ao Campeonato Africano de Futebol (CAN) de 2025, a disputar-se em Marrocos, no qual a Selecção Nacional derrotou o Níger, por 1-0, no Estádio 11 de Novembro, em Luanda.
De acordo com o presidente do conselho técnico desportivo, José Neves, que falava à ANGOP, trata-se de uma multa que a FAF deve pagar dentro de 60 dias, sem que a mesma tenha qualquer efeito no resultado conseguido no referido jogo.
Disse, por outro lado, que pelo facto de o órgão reitor da modalidade do país não ter cometido o mesmo incidente nos últimos 12 meses terá um perdão para pagar apenas 50 por cento do valor (USD 5 mil) em dois meses.
Angola, que já está qualificada para o CAN2025, volta a jogar no dia 15 de Novembro, no estádio 11 de Novembro diante do Ghana, para a 5ª jornada.
Os Palancas Negras somam 12 pontos, na primeira posição, seguidos do Sudão com 7 pts. O Ghana é a terceira com 2 pts, ao passo que o Níger é o quarto e último da geral, com um ponto.
ANGOP