Luanda – A luta pela conquista dos primeiros pontos constitui o principal objectivo da Selecção Nacional de futebol, diante da similar do Ghana, em jogo de quinta-feira, 17h00, no Baba Yara Stadium, em Kumasi, para o apuramento ao Campeonato Africano das Nações (CAN2025), em Marrocos, garantiu, em Luanda, o treinador Pedro Gonçalves.
Em declarações à imprensa, hoje (terça-feira), no final do último treino, no Estádio 11 de Novembro, o técnico afirmou encarar o adversário da primeira jornada do Grupo F, apenas focado na busca da pontuação necessária, para galvanizar a equipa de Angola, mesmo fora.
Ao reconhecer as capacidades e o potencial do Ghana (Black Stars), o seleccionador referiu ser uma equipa recheada de talentos, sobretudo, no sector médio ofensivo, com jogadores da elite mundial, mas que também podem ser contrariados pelos angolanos, que não foram inferiores em dois desafios anteriores.
Explicou que, o conjunto nacional tem vindo a crescer desportivamente, o que motiva a pensar em fazer um grande jogo e conseguir, naturalmente, obter os pontos para que desde logo se perspective a qualificação ao CAN, quanto antes.
Quanto à preparação dos Palancas Negras, designação da selecção angolana, adiantou que tem um conjunto forte, apesar do pouco tempo de treino com o grupo, mas que não vai atrapalhar nos objectivos.
“Temos já transmitidos um conjunto de ideias aos jogadores de tudo o que deve ser implementado no jogo de quinta-feira, em Kumasi”. Apesar de segunda-feira, trabalhar apenas 12 elementos, dos 25 convocados, os restantes acabaram por chegar de viagem”, disse.
Nesta terça-feira, a sessão de treino já foi com o maior número, no caso, os 21 jogadores. Para completar o grupo, os outros dois irão se juntar no palco do jogo, porque Manuel Benson, infelizmente está lesionado e a cuidados do departamento médico.
Pelo facto, o treinador lamentou não poder contar com o referido jogador, no confronto com o Ghana, esperando que a sua lesão não seja grave.
“É uma grande baixa para o grupo, mas temos construído um capital de confiança com um núcleo de jogadores, que está motivado e determinado em lutar pelos pontos neste apuramento”, frisou.
Após o encontro com a congénere do Ghana, ainda no próximo dia 9, a Angola recebe a similar do Sudão, no Estádio 11 de Novembro, às 20h00, em Luanda.
A Selecção Nacional, que viajou hoje ao Ghana, é constituída pelos seguintes jogadores:
Guarda-redes: Neblu, Dominique, Ricardo Baptista. Defesas: Bastos Quissanga, Jonathan Buatu, Clinton Mata, David Carmo, Jordi Gaspar, Kialunda Gaspar, Nurio Fortuna, Pedro Francisco, Sandro. Meio-campistas: Fredy, Maestro, Show, Galiano, Randy Nteka, Estrela. Avançados: Zine Salvador, Mabululu, Milson, Gelson Dalla, Depú e Zito Luvumbo.
Por: ANGOP