Cuito – Quinhentos e trinta e sete mil e 715 pacientes com diversas complicações foram assistidos no Centro Ortopédico e de Reabilitação Física do Cuito, província do Bié, durante o ano de 2024, contra 203 mil 377 do ano anterior, soube hoje, segunda-feira, a ANGOP.
Falando sobre as actividades do ano passado, o director da do centro de reabilitação do Cuito, Amândio Malangue, fez saber que o aumento considerável de atendidos se deve ao facto da unidade receber, também, pacientes de outras províncias do país, nomeadamente Luanda, Moxico, Cabinda, Huambo, Huíla, Cuando, Cubango, Malanje, Cuanza Sul, Lunda Sul e Lunda Norte.
Os doentes, na sua maioria, apresentavam fracturas ósseas, como consequência de acidentes de viação, deflagração de engenhos explosivos, Acidentes Vasculares Celebrais (AVC), osteoartrites, bem como sequelas de poliomielite e deformidades congénitas.
Dos assistidos, segundo Amândio Malangue, 348 cidadãos beneficiaram de próteses (membros inferiores) e 713 de órteses (membros superiores).
Pontualizou que, no período em referência, o Centro Ortopédico e de Reabilitação colocou e submeteu mil e 745 pacientes a gessoterapia, assim como aplicou 56 sapatos ortopédicos a igual número de beneficiários.
Amândio Malangue disse, ainda, que ao longo do ano transacto a unidade de reabilitação física distribuiu 30 cadeiras de rodas e 103 pares de muletas, além de 532 mil e 732 pacientes terem passado por sessões de fisioterapia diversas.
ANGOP