China reafirma convite à jovens angolanos para formação

Luanda – O embaixador da República Popular da China em Angola, Zhang Bin, reafirmou o convite, nesta sexta-feira, em Luanda, aos jovens angolanos a conhecerem e a formarem-se neste país asiático, pelo facto de existirem acordos entre os dois países neste domínio.

O diplomata falava durante um seminário subordinado ao tema “Conhecer e Visitar a China”, organizado em parceria com a Universidade Gregório Semedo (UGS), que serviu para passar aos estudantes informações sobre a história, economia e politica chinesas, bem como esclarecer sobre o sistema de Bolsas de Estudos da China.

Segundo Zhang Bin, a juventude representa a esperança de um país e é ela que cria o futuro, por esse motivo, a China está aberta para acolher estudantes angolanos que queiram se formar e trabalhar em empresas chinesas.

“Desejo sinceramente que todos os jovens angolanos se tornem uma força para a construção nacional e desenvolvimento social e contribuam para a consolidação da amizade China-Angola para o bem-estar dos dois povos”, realçou.

Adiantou que o projecto de TIC’s da empresa chinesa Huawei em breve será implementado na Universidade Gregório Semedo, contribuindo assim para o aumento das habilidades dos jovens.

A Huawei tem um projecto de formação de talentos em tecnologias de informação e comunicação (TIC) em Angola, que visa contribuir para o desenvolvimento tecnológico do país.

De acordo com Zhang Bin, a China tem sido o principal parceiro comercial de Angola por mais de 10 anos consecutivos, com um número de empresas que ultrapassou as 400 e um investimento de mais de 24 biliões de dólares, bem como tornou-se numa importante fonte de investimento no sector não petrolífero.

“Projectos como fazendas, fábricas de móveis e fundições investidos por empresas chinesas privadas estão a contribuir activamente para o desenvolvimento diversificado da economia angolana, criando empregos para centenas de pessoas e ajudando outras a melhorar as suas vidas”, notou.

Por outro lado, o Reitor da Universidade Gregório Semedo, WIilfredo Falcón Urquiaga, reconhece que a China tem desempenhado um papel significativo no cenário global, com destaque no desenvolvimento das novas tecnologias, na inovação e no mercado de trabalho.

Referiu que a realização deste seminário pode representar, para os jovens angolanos, a abertura de portas para oportunidades de educação e colaboração internacional, especialmente considerando a crescente parceria entre a China e África.

Além disso, acrescentou, a troca de experiências com académicos e empresários proporciona um aprendizado directo sobre os potenciais benefícios dessa relação para Angola, desde o desenvolvimento de politicas de intercâmbio até a contribuição na qualificação das competências juvenis.

Temas como o Sistema Político da China, abordado pelo politólogo Gildo Matias, A Reforma e abertura da China, apresentado pelo investigador Teurio Marcelo, Inovação Tecnologia e Desenvolvimento de 5G da China, pela engenheira Violante Amaro, foram debatidos durante o evento.

Ainda durante a actividade, que reuniu acadêmicos, empresários angolanos e chineses, membros do conselho de direcção da UGS, foi feita a entrega simbólica do cantinho de livros chineses à biblioteca da Universidade Gregório Semedo.

China apresenta Programa de Bolsas de Estudos e Políticas de Vistos

Igualmente, foi apresentado o programa de Bolsas de Estudos e Políticas de vistos da China para o ano lectivo 2024/2025 , publicado pelo Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE). cujas informações podem ser encontradas no site https://inagbe.gov.ao/#/noticia-detalhes/63,

A relação de amizade entre a china e Angola foi forjada desde 1960, durante a luta pela independência nacional e desenvolvida em todos os períodos da história de construção e desenvolvimento de Angola.

ANGOP

Compartilhe:

Brasil pretende retomar financiamento para Angola
Mau estado das vias dificulta actividade mineira no Cuanza-Norte

Destaques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed