Mbanza Kongo – Dezenas de residências ficaram inundadas domingo, na cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, em consequência de uma intensa chuva que se abateu sobre esta urbe.
Para avaliar os danos provocados pelas enxurradas, que afectaram principalmente a zona do Banda-mar, bairro 4 de Fevereiro, uma Comissão Provincial de Protecção Civil, chefiada pelo governador do Zaire, Adriano Mendes de Carvalho, trabalhou na tarde desta segunda-feira aos bairros mais afectados da cidade.
A comissão começou por inteirar-se da obstrução de uma manilha na zona do Banda-mar, cujo transbordo de água provocou a inundação de uma área total de mais de dez mil metros quadrados.
Considerada como uma zona húmida de retenção de águas pluviais, a lagoa do Banda-mar afectou 23 residências erguidas nos arredores, das quais seis submersas e 17 em iminência.
Na ocasião, os membros da Comissão Provincial de Protecção Civil orientaram a interdição da circulação de camiões no troço largo do Nsongo/15 Casas, passando pela zona do Banda-mar, devido à degradação do tapete asfáltico, bem como o realojamento urgente das famílias residentes neste perímetro.
Desde Outubro até à presente data, as chuvas na província do Zaire já afectaram 853 residências, das quais 827 inundadas, 10 danificadas parcialmente, oito destruídas e igual número soterradas.
As enxurradas provocaram, também, dois mortos e dois feridos, bem como alagaram nove ruas das cidades e vilas desta região.
A província do Zaire tem uma população estimada em mais de 600 mil habitantes, distribuídos por seis municípios, 25 comunas e 711 aldeias.
ANGOP