Malanje – As chuvas que se abateram nos últimos dias em Malanje, voltaram a provocar o deslizamento de terras no Morro de Cabatuquila, na Estrada Nacional 230, no traçado que liga a comuna de Xandel, município do Quela as províncias do leste do país.
O desmoronamento das terras causou a destruição parcial das paredes de contenção de betão armado construídas no ano passado e tende a dificultar a circulação de viaturas para as províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico.
Em função disso, estão a ser executados alguns trabalhos de engenharia, com vista a travar o avanço dos destroços e consequentemente o corte da estrada à semelhança do que aconteceu em Agosto de 2023.
Iniciadas em Julho deste ano, as obras estão a cargo da empreiteira chinesa PAN China e se consubstanciam na construção de um novo muro de vedação.
Com vista a constatar o andamento da empreitada, uma delegação chefiada pelo secretário de Estado das Obras Públicas, Molares D’abril, integrada por técnicos do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA), visitou hoje, segunda-feira o local.
Entretanto, o director do Gabinete Provincial de Infra-estruturas de Malanje, Jorge Manuel precisou que nesta altura decorrem essencialmente obras de correcção da vedação anterior, para fazer face às chuvas.
Por sua vez, o encarregado civil das obras, Lopez Silva disse que o novo muro de vedação terá maior sustentabilidade por se tratar de uma obra de gavião à base de pedras, sem massa, numa extensão de 500 metros.
Realçou que nesta altura a empreitada tem já uma execução física de 55 por cento e a par da resistência, a mesma possibilita a passagem de água da chuva e travar as terras em caso de desmoronamento.
ANGOP