Moçâmedes – O Cine-Estúdio Namibe foi selecionado, entre centenas de candidaturas, para integrar os sítios históricos de relevância mundial, uma promoção do programa World Monuments Watch 2025, soube a ANGOP.
A promoção do World Monuments Fund, organização independente dedicada à salvaguarda dos locais mais preciosos do mundo, está a trabalhar no sentido de estabelecer uma estreita relação com o Governo angolano, já que o projecto vai beneficiar de apoios e recursos internacionais para os trabalhos de investigação em torno do Cine-Estúdio, disse à Angop a secretaria-geral da Ordem dos Arquitectos, Suzana Matos.
“A escolha do Cine-Estúdio, no Namibe, para integrar a lista de 25 sítios históricos de relevância global do World Monuments Watch 2025, reflecte a sua importância como marco significativo do património cultural”, referiu a arquitecta.
Informou que a investigação será realizada com o envolvimento e a auscultação das comunidades e parceiros locais, determinantes para o sucesso da iniciativa, bem como por uma equipa multidisciplinar composta por especialistas nacionais e internacionais, com vasta experiência nas áreas da arquitetura e da conservação do património.
Disse, ainda, que o projecto se enquadra no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e constitui uma das linhas de actuação da Cátedra da UNESCO designada “Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projecto”, atribuída à Universidade do Porto através da FAUP.
A equipa que elaborou a candidatura é composta por Teresa Cunha Ferreira (FAUP/CEAU, Cátedra da UNESCO), Luis Urbano (FAUP/CEAU), Pedro Murilo Freitas (FAUP/CEAU, Cátedra da UNESCO), Ana Tostões (Técnica de Lisboa, FAUP/CEAU) e Rui Fernandes Póvoas (FAUP/CEAU, Cátedra da UNESCO), contando, também, com os consultores Paulo Lourenço e Maria Manuel de Oliveira (Universidade do Minho/DEC e AAD).
“Com isto, pensamos que a comunidade poderá usufruir de um espaço com um envolvimento protegido e também acessível a todos, pois, na realidade, considerando que o património pertence a todos, torná-lo útil é a melhor forma de preservação e esperamos que todos possamos beneficiar dele” , acrescentou.
A candidatura foi elaborada em parceria com a Iperforma Angola e com a Universidade Lusíada de Angola.
O World Monuments Watch é um programa bienal promovido pelo World Monuments Fund, com sede em Nova Iorque. A organização trabalha, há mais de 55 anos, na preservação de importantes sítios arquitectónicos e culturais em todo o mundo.
Através deste programa – baseado em candidaturas —, o WMF utiliza a conservação do património cultural para capacitar comunidades e melhorar o bem-estar das populações.
O objectivo passa por inspirar um compromisso duradouro com a preservação, para as gerações futuras, em parceria com comunidades locais, financiadores e governos.
De referir que o Cine-Estúdio Namibe é um monumento emblemático que começa a receber obras de reabilitação ainda no primeiro trimestre do ano em curso.
A estrutura modernista de betão do Cine-Estúdio Namibe, actualmente propriedade do Governo do Namibe, mantém-se em grande parte intacta, sendo considerada uma valiosa representação do “Moderno Tropical” em Angola.
ANGOP